TRÂNSITO

O trânsito de veículos na capital paulista é um dos piores e mais perigosos do mundo. Mata cerca de 1.300 pessoas por ano e joga na atmosfera, segundo a Cetesb, 1,7 milhão de toneladas de substâncias nocivas, sendo a principal fonte de poluição do nosso ar.

Por outro lado, os motoristas que são obrigados a enfrentar esse caos diário sofrem, muitas vezes, com multas injustas, com a péssima qualidade do asfalto, com semáforos e placas degradadas, além da insegurança. Não é raro encontrar um paulistano que tenha sofrido um assalto enquanto estava parado no trânsito.

Um dos projetos de lei defendido pelo vereador obriga os agentes de trânsito a fornecerem imagens da infração ao aplicarem uma multa. Muitos cidadãos sentem-se injustiçados ao receberem essas penalidades O registro da imagem poderia dirimir possíveis dúvidas.

Nessa mesma linha, pensando em facilitar a vida dos condutores, o PL 534/16, institui um caminho mais fácil e sem tanta burocracia no caso de motoristas que queiram contestar as multas de trânsito recebidas. Por meio desse PL, a defesa poderia ser feita através do site da PMSP, sem filas e de forma a imprimir mais transparência em todo o processo.

Outro projeto, o PL 685/20, dispõe sobre a instalação de contador regressivo e sonoro nos semáforos de pedestres, trazendo mais segurança aos transeuntes, principalmente aos cidadãos com deficiência auditiva e motora.

Para mais informações sobre projetos de lei voltados às questões referentes ao trânsito na cidade, consulte a tabela a seguir.